Cão da GCM conquista ouro em torneio de Guarulhos

Antes de se aposentar, pastor Belga mostra habilidade em abordagem policial
 
Depois de oito anos dedicados à Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, Thor, o pastor belga integrante do canil da GCM se aposenta com chave de ouro. Ele conquistou nesta terça-feira (30), a primeira colocação no Torneio em Comemoração ao 5º Aniversário do Canil da GCM de Guarulhos e como troféu ganhou uma nova amiga: a cadela, ainda sem nome, da raça pastor belga de malinois, que integrará a corporação praia-grandense.
 
Thor e os Guardas Civis Municipais Flávio Alves da Silva e Leandro Medeiros Neris disputaram a categoria abordagem policial. O ex-treinador de Thor, o GCM Paulo José Vitório dos Santos, também fez questão de prestigiar a última missão do cão.
 
De acordo com o inspetor do canil da GCM, Wagner Geraldo da Silva, apesar da aposentadoria do cão de 9 anos de idade, ele continuará integrando o canil. “Thor está com sopro cardíaco, será afastado do trabalho policial, mas continua no canil. Ele fará apresentação show dog em escolas, por exemplo”, explicou o inspetor lembrando que a GCM participa de atividades sociais em unidades de ensino.
 
Thor disputou contra 17 equipes de diversas cidades do Brasil, levando a primeira colocação. Em segundo ficou Diadema (SP), Casimiro de Abreu (RJ) conquistou o terceiro local, seguido respectivamente de Guarulhos (SP) e São Caetano (SP). 
 
De acordo com um de seus treinadores atuais, Leandro Medeiros Neris, foram dois meses de treinamento dedicados especialmente ao Torneio. “Foram treinos específicos de abordagem policial. O cão foi avaliado individualmente e depois os juízes analisaram o trio, cão e treinadores. Demos o nosso melhor e superamos os concorrentes, cabe aqui salientar que todos os treinos para esse campeonato foram feito no CKA CANIL, canil esse nosso parceiro.
 
Emocianado, Vitório, que conduziu Thor por sete anos, desde que chegou ao canil, comemorou. “Fiquei feliz como se fosse um filho. É uma sensação de dever cumprido. Quando ele chegou ao canil, ainda filhote, tínhamos dúvidas se ele serviria para o trabalho e hoje vemos que valeu a pena tanta dedicação”.
 
Canil - Existente desde 2004, o canil da GCM foi instituído pela Lei Municipal nº 1.367/2007. O decreto nº 4268/07 estabelece princípios e normas disciplinadoras para organização e funcionamento do Canil, que tem como finalidade possibilitar a execução de atividades de promoção e complementação de ações e operações de segurança pública e proteção de bens, serviços e instalações municipais, com o emprego técnico regulamentado de animais.
 
 
Atualmente possui 13 cães, a maioria proveniente de doação. Os animais são adestrados pelos próprios GCMs, que participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães).
 
Entre os serviços executados pelos animais estão o de patrulhamento preventivo de áreas comerciais, atividades sócio educacionais em escolas e instituições e apoio operacional da GCM e Defesa Civil.
 
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.


Data: 31/07/2013

Fonte: PG Noticias